quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Time pode ser desclassificado da Série C por ser mais "indisciplinado"

No final de semana pode acontecer algo inusitado no Brasileiro da Série C 2011. Um time poderá ser eliminado da competição pelo fato de ser mais indisciplinado, ou seja, ter tomado um número excessivo de cartões amarelos e vermelhos. Mas como isso? Já vou explicar.

No Grupo A da competição temos a seguinte classificação:

Na 10ª e última rodada da primeira fase, teremos 3 times brigando pela segunda vaga do grupo. Serão dois confrontos que decidiram a classificação, Luverdense x Águia (em Lucas do Rio Verde) e Paysandu x Araguaína (em Belém).
Se por um acaso os resultados dos jogos acabarem em:

Luverdense 0x0 Águia
Paysandu    3x0 Araguaína

A classificação ficaria assim:
Mas por que o Águia estaria classificado? Então vamos aos critérios de desempate. São eles:
Vendo os critérios, observamos que os dois teriam o mesmo número de vitórias, saldo de gols e gols pró. Então seria utilizado o 4º critério, o confronto direto.
Vamos aos resultados:
07/08/11 - Paysandu 2x1 Águia 
20/08/11 - Águia 2x1 Paysandu

Os dois venceram seus jogos e com o mesmo placar, fazendo com que a soma dos resultados fosse 3x3, e com cada um dos dois marcando 1 gol na casa do adversário. Com isso seria preciso utilizar o 5º critério, ou seja, o menor número de cartões vermelhos recebidos.

Até agora o Águia não tomou nenhum cartão vermelho na competição, enquanto o Paysandu já possui dois. E se por um acaso na última rodada o Águia tenha 2 jogadores expulsos, ainda assim levaria vantagem no 6º critério, pois tomou apenas 25 cartões amarelos enquanto o Paysandu tem 32.

Quem diria! A disciplina decidindo uma classificação. Com certeza alguns lembrariam: "Ah, aquele juiz ladrão que me deu aquele cartão. Não foi nada professor!".

OBS: Se o jogo entre Luverdense e Águia for um empate com gols, ou seja, 1x1, 2x2, 3x3, etc. Daí o jogo entre Paysandu e Araguaína teria que acompanhar a mesma diferença, ou seja, em caso de 1x1 no outro jogo o Papão teria que vencer o Araguaína por 4x1; no caso de empate em 2x2 no outro jogo o Papão teria que vencer o Araguaína por 5x2, e assim por diante. Esses resultados causariam o mesmo efeito.

3 comentários:

  1. Muito bom o post, Jeffito. Parabéns pela sacada.

    Agora estou na torcida para que os resultados seja exatamente como você mencionou. Vai ser divertido.

    ResponderExcluir
  2. Agora quero ver a cara do Brasil de Pelotas...

    ResponderExcluir
  3. Valeu Mario!
    Pois é seria no mínimo inusitado.

    Abraço

    ResponderExcluir