sexta-feira, 27 de maio de 2011

COPA SC, SER OU NÃO SER?

E agora Giba?! Isso é jogar pra vencer?
O assunto mais discutido nas últimas semanas foi a viabilidade da participação do JEC na Copa SC deste ano. Os clubes que disputam os Brasileiros da série A e B desistiram, e até a Chapecoense desistiu, mesmo que o calendário não coincidiria com a Série C. O time do Oeste alegou que o formato do torneio era inviável. E o JEC? Ah! Esse não desistiu, e foi jogá-la. Foi mesmo? Depois de duas rodadas o Joinville acumula dois péssimos resultados e até agora não mostrou nada na competição. E o torcedor quer saber o que acontece para que o resultado não venha, e para responder isso todas as desculpas já estão prontas. Vamos á elas então: Primeiro disseram que os jogadores contratos não estão regularizados para jogar e segundo é porque os jogadores que estão em campo não se sentem motivados para a competição.


Meus caros amigos tricolores, como diria o manézinho Miguel Livramento, “conta aqui pro meu bonequinho!”. Essas desculpas não colam não. Pra começar, eu sinceramente não acho que os contratados sejam a solução para todos os problemas, ou vocês acham que eles são muito melhores dos que ai estão? Eu não acho. E quanto á motivação, ela só funciona se realmente todos estiverem indo na mesma direção, começa de cima para baixo. Qual motivação a diretoria mostra em relação á competição? É difícil motivar um funcionário quando você não tem motivação para fazê-lo.

Sinceramente não vejo grande valia quanto á participação do JEC, pelos mesmos motivos que os amigos da imprensa já mencionaram, ou seja, o risco de o time ir mal e ser cobrado seria muito grande. Daí alguns pediram para que a torcida tenha paciência com o time na Copa SC, pois é só preparação. Que erro! Pedir paciência para a torcida do JEC!? Quanta ingenuidade! Competição é competição, e o torcedor não quer saber. Para ele a Copa SC é obrigação pois na concepção dos mesmo só tem times fracos. Mas é claro que se analisarmos friamente, temos dois times se preparando para uma competição nacional, Brusque e Metro que irão jogar a série D, e mesmo que seja uma divisão inferior, existe um pouco de investimentos, diferentes de outros que somente jogam a Copinha. Mas o torcedor não costuma fazer esta análise. O pior de tudo não foi jogar o campeonato, e sim as declarações antes do início. O técnico Giba, por exemplo, sempre deixou claro que entraria pra vencer e que ia em busca do título. Poxa vida! Se o torcedor escuta o técnico falar isso o que ele vai pensar depois de ver os resultados em campo? Isso é jogar pra vencer? Se for, começo a ficar com medo do que virá.

Resumindo, sabemos que temos jogadores de qualidade no elenco e que podem render muito. Mas, eles são pessoas e o ambiente pesado dificulta o trabalho. Justamente por isso seria melhor jogar amistosos onde a responsabilidade seria muito menor, e ainda assim poder avaliar a qualidade técnica de alguns jogadores. Daí vem outra questão (minha opinião), mas acho que a participação do JEC na Copa SC foi meio que por obrigação, e vou explicar o porque. Quando o Joinville passou por dificuldades e falta de calendário em anos atrás, o clube fez de tudo para que a federação fortalece-se a competição. E querendo ou não, a importância que o JEC deu para ela foi o combustível que a manteve viva. Se o JEC desistisse este ano, ela acabaria, até pela falta de times. Por isso com certeza houve uma certa “pressão” da federação catarinense.

Pra fechar, digo mais uma coisa. Quer jogar a Copa SC mesmo sem valer nada? Jogue então! Mas para isso o presidente, diretor, gerente e técnico tem que vir a público e dizer: - Entraremos para nos preparar, sem obrigação de título e que o torcedor não espere grande resultado em campo -. Simples assim! Mas o medo de falar isso era justamente ver as arquibancadas da Arena vazias, o que convenhamos é praticamente impossível.

Saudações Tricolores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário