quarta-feira, 15 de junho de 2011

3-5-2 o novo esquema do Tricolor

Poucas vezes pudemos ver o JEC jogar no esquema com três zagueiros, posso afirmar que trata-se até mesmo de uma raridade. Este tipo de formação causa muita discussão entre os entendidos do mundo da bola. Em Joinville foi criado um “tabu” referente a essa forma de jogar e sempre que se cogita a idéia logo chegam os comentários do tipo: “Vai jogar retrancado com três zagueiros!”. Estes comentários são feitos principalmente quando o JEC vai jogar contra times de menor expressão, afirmando que a formação é covarde e excessivamente defensiva. Mas será que é mesmo?
Podemos observar muitos exemplos de sucesso em times que jogaram com a formação 3-5-2 ou até mesmo 3-6-1. O Atlético-PR que foi campeão Brasileiro em 2001, a seleção Brasileira campeão do Mundo em 2002 e principalmente o São Paulo campeão da Libertadores, do Mundo e  tri-campeão Brasileiro 06/07/08,  todos eles jogando com o tradicional 3-5-2. Temos ainda os exemplos mais próximos como o Figueirense que chegou a decisão da Copa do Brasil 2007 e o Avaí que foi 6º colocado do Brasileiro 2009 e bi-campeão Catarinense 09/10 jogando com o esquema 3-6-1.
Na formação com três zagueiros o time precisa ter laterais com características ofensivas que jogam praticamente de alas. Ou seja, nem sempre uma equipe possui jogadores que se encaixam nesse quesito.
Tendo em vista tudo isso, podemos dizer que esse esquema pode trazer frutos desde que você tenha jogadores para fazê-lo. Analisando o JEC desde 2009, sempre tivemos laterais muito ofensivos como por exemplo Chiquinho, Rogério Souza, Rafael Tesser e Eduardo. Mesmo assim não utilizamos a alternativa dos três zagueiros.
Atualmente temos laterais com estas características ofensivas e que pecam um pouco na marcação. O Danilo Tarracha quando chegou deixou claro que seus pontos fortes são a velocidade e jogar mais avançado, já o Eduardo mostrou em campo ter boa presença na frente inclusive marcando gols e com dificuldades na hora de marcar, o Gilton também mostrou algumas falhas atrás mas possui velocidade e força na frente, e por fim temos o David que ainda  precisamos avaliar melhor suas características.
Arturzinho mostrou ter preferência em jogar no 3-5-2 nos últimos clubes que passou, mas quando chegou ao JEC inicialmente manteve a mesma forma de jogar nos treinos com o tradicional 4-4-2. No decorrer dos trabalhos ele se deparou com dificuldades em achar um volante de marcação e percebeu as características dos laterais. Foi daí que viu potencial para armar o time da sua forma “favorita”. Particularmente concordo com essa nova forma de jogar, até porque temos ainda jogadores de velocidade e que caem pelos lados como o meia Tiago Real, que se encaixa bem nesse estilo. Somente acho que falta um companheiro que complete o ataque com o Lima. Foram testados Aldair, agora Ronaldo Capixaba e temos o Jaílton que ainda não teve muitas oportunidades com o treinador.
Vamos esperar pra ver como será esse "novo" time do Arturzinho, mas já antecipo que com a chegada do contratado, volante Fabiano Silva, praticamente ele ratifica o novo esquema já que o jogador fazia a função de terceiro zagueiro no 3-5-2 quando jogou no Anapolina treinado por ele.
Saudações tricolores!

2 comentários:

  1. jeffito vc nao escreve mais no soujec ?? nem fizeram mais o Loucos!!!

    soujec nstes ultimos dias virou um veículo para o fernando do mkt do jec ficar xingando todo mundo, uma pena.

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde "Anônimo" :)

    Pois então, eu continuo escrevendo para o Sou JEC. Inclusive esse texto está lá. Por questões pessoais tive menos tempo para escrever lá. Também sinto falta de fazer o Loucos pelo JEC, por incompatibilidade de tempo paramos, mas quem sabe podemos voltar.

    Quanto a outras questões, eu ajudo o site com postagem e da forma que posso. Opino pouco sobre a política do Sou JEC. Mas pode ter certeza que minhas postagens serão sempre coerentes e com imparcialidade.

    Abraço e obrigado pela força!

    ResponderExcluir