quinta-feira, 10 de maio de 2012

Caso Oscar: A ética passou longe!


Não sou torcedor do São Paulo nem do Inter, muito menos sou Paulista ou Gaúcho.

Mas é incrível o bairrismo dos gaúchos, as vezes chega a ser louvável, mas na maioria das vezes é incoerente e cega-os!
Para os favorecer buscam argumentos e mais argumentos, tipo advogados do Diabo.
Parece que eles não tem noção do caos que este caso OSCAR pode criar no Futebol Brasileiro.
Imaginem só se todo jogador resolve sair do seu clube na primeira insatisfação, seria um caos! Pimenta nos olhos dos outros é refresco, e se fosse ao contrário e aquele jogador criado na base do Inter com um futuro promissor que de repente ouve promessas do seu empresário e resolve abandonar o clube, vai na justiça e ganha o direito de jogar onde quiser. Será que o Inter ficaria "chupando o dedo" e achando que está tudo certo? Isso tudo apenas dá força para os EMPRESÁRIOS malandros e oportunistas que com certeza utilizarão da lábia e persuasão para prometer mundos e fundos aos jogadores e familiares, que muitas vezes são humildes.

Eu acho péssimo o Oscar ficar sem jogar, com certeza isto não é justo! Mas ele está colhendo os frutos que plantou lá atrás...
Agora todos tem razão, o São Paulo em querer o jogador e o jogador em querer jogar....
Mas o Inter DEVERIA TER ADOTADO UMA POSTURA DIFERENTE. Até porque agora é fácil dizer que o São Paulo é "mal" e não quer deixar o menino jogar, mas lá atrás o Inter nem pensou duas vezes quando contratou o Oscar sabendo que ele estava em litígio com São Paulo e lesando o seu clube formador. Nesta história quem está sendo o espertalhão é o Inter que está recebendo um jogador formado, novo, promissor, e melhor, sem tirar um tostão dos bolsos. Daí é "melzinho na chupeta"!

O ERRO FOI O INTER TER CONTRATADO O OSCAR. OS GAÚCHOS AGIRAM DE MÁ FÉ PENSANDO APENAS NA "VINGANCINHA" IMBECIL E DAR O TROCO POR CAUSA DAS ATRAVESSADAS QUE OS PAULISTAS DERAM EM ALGUMAS CONTRATAÇÕES NO PASSADO, OU TALVEZ QUEM SABE SEJA PELA RIXA DOS GAÚCHOS CONTRA OS PAULISTAS E VISE-VERSA.
Deu no que deu, agiram de má fé e agora estão ai as consequências.

OS CLUBES DEVEM SER PARCEIROS. SE A ÉTICA E A COOPERAÇÃO IMPERASSEM DESDE O INICIO E OS CLUBES BRASILEIROS FOSSEM UNIDOS, O OSCAR ESTARIA PERAMBULANDO ATÉ HOJE SEM CLUBE POIS NEM O INTER E NEM NINGUÉM GOSTARIA DE TER UM JOGADOR COM ESTA ATITUDE NO SEU CLUBE.

OBS: O São Paulo não tem nada de "santo" e com certeza tem muita antipatia pela arrogância e prepotência de outrora. Tanto é que muitos clubes dizem que o São Paulo alicia jogadores, então é outro que colhe o que planta.

Agora a CBF que "se vire nos 30" para achar uma solução para o imbróglio, que ainda pode render muito mais pano pra manga já que o Caxias vai brigar na justiça para que o Inter perca os pontos do primeiro jogo da decisão do Gaúcho em que o mesmo Oscar marcou o gol de empate do Colorado no Centenário.

5 comentários:

  1. Primeiro, alguns erros de quem nao pesquisou direito:
    A imprensa gaucha NUNCA, em momento ALGUM e de nenhuma forma defendeu que Oscar nao deve pagar a multa contratual. Contrato serve para ser respeitado e a multa serve para manter o direito de ir e vir que qualquer profissional tem (alguem ai NAO PODE se demitir e procurar um emprego melhor? Todos podem, unica diferença é que na maioria dos casos nao existe essa multa).
    Ou seja, a imprensa gaucha defende que Oscar deve jogar onde tem contrato e quer jogar (Internacional) e ja que ha duvida no valor da multa do contrato (o que, na minha opinião nao faz muito sentido... Nao ta no contrato o valor da multa?), o valor deve ser discutido na justiça e pago (por Oscar/Internacional).

    Segundo, não vai haver uma revolução nas categorias de base... Como sempre, quem quiser quebrar o contrato vai ter que pagar a multa contratual. Sao Paulo deu ganho de causa em primeira instancia pro Oscar, por isso a multa nao foi paga ainda. Nao sou onisciente, nao sei o que aconteceu ou deixou de acontecer. A questão é que a JUSTIÇA disse que ele podia procurar outro clube e nao pagar nada ao São paulo.

    Obvio, o São Paulo recorreu, mas a partir dai a decisão da justiça NOVAMENTE causa um revoliço no caso, dizendo que Oscar deve voltar pro São Paulo, sem dar a ele a escolha, QUE È SEU DIREITO CONTRATUAL E CONSTITUCIONAL, de continuar no inter e pagar a multa recissória.
    Percebe caro colega? Sao paulimos irritados com o Inter e vice versa...
    Eu por outro lado culpo as decisões do TST de São Paulo por todo esse caso. patético... Pessoas têm seus direitos, e o mais importante deles é o direito de decidir o que querem fazer com suas vidas... Arcando com as consequencias. No momento que tu não da escolhas a um cidadão, voce esta tirando a liberdade dele, como se tira a liberdade de ladroes, assassinos e, quando se tem sorte, corruptos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Ricardo,

      Sem dúvidas a primeira sentença em que liberou o Oscar de qualquer vínculo com o São Paulo que causou todo o problema. Nunca poderiam ter dado causa ganha ao jogador lá no início.
      Você tem razão quando diz que existem cláusulas pra isso, mas meu comentário está sob a hipótese de não haver este pagamento e o jogador permanecer no Inter sem que o São Paulo seja ressarcido, nem vamos entrar no mérito do valor porque dai começaria outra discussão.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
    2. Entrando na Discussão, acredito que o Ricardo está equivocado. Em que pese, a discussão inicial, que estava no juízo "a quo" (inicial) girava em torno sobre a existência de culpa do SPFC para ensejar a rescisão indireta. Ora, se em grau de recurso foi decidido por 3x0 que não houve culpa por parte do SPFC não há o que questionar o direito de o atleta voltar ao clube. Agora se ele quer sair, que pague, conforme a lei, a multa ANTECIPADAMENTE. Se a questão é valor, que entre com ação de consignação em pagamento. O problema é que o jurídico do Inter/Oscar estão usando a ferramente errada para resolver o imblóguio. Se tivessem entrada com a Ação correta, já teria resolvido. O que começou errado, está cada vez mais errado. Pra quem tem um mínimo conhecimento de LEIS concorda que a decisão do TST foi ridículo.
      Jefferson, parabéns pelo comentário. Muito bom o texto. Também legal a imparcialidade. E a grande verde é que se realmente o Inter não tivesse aceitado o garoto na época, mostraria o caráter em preservar os direitos futebolísticos. Mas a guarida do Inter está abrindo precedentes, inclusive quanto a ele próprio: está atirando no próprio pé.

      O tempo é o senhor da razão.

      Excluir
    3. Gilliard, tu ta esquecendo completamente que o TRT de São Paulo permitiu ao Oscar procurar outro time em primeira instancia e ASSIM ocorreu o contrato de inter com Oscar.
      Sendo assim, como eu disse, deveria, apos vitoria do Sao Paulo FC de 3x0 as seguintes opçoes pro oscar/Inter:

      1 - Oscar volta pro Sao Paulo
      2 - É paga a multa pro Sao Paulo.

      O ocorrido foi, nao foi dada a segunda opção, disvirtuando o direito do Oscar, como cidadão e contratante, garantido tanto pelo contrato quanto pela constituição. De jogar onde quiser, pagando a indenização devida.
      Nao dando essa opção, a decisão é inconstitucional e vai acabar sendo revertida pelo TST :
      http://www.finalsports.com.br/04/headline.php?n_id=179820

      A questão é, São Pauo NUNCA pediu que a multa fosse paga, e Oscar nunca foi CONSULTADO sobre as suas opçoes (1 e 2 ali encima)... Ou seja, falha do TRT de São Paulo que vai ser corrigida pelo TST e entaão sera calculado o valor da multa e pago ao SP.

      Ao meu ver o erro foi do TRT de SP ao não dar as opções do Oscar.

      Nota: Nao se enganem, o Sao Paulo poderia muito bem estar com o sinheiro no bolso... É so ele solicitar o calculo da multa a justiça, COISA QUE NUNCA FEZ... E exigir o pagamento...

      Todos têm interesses e são cegos ao resto. Nao sejam assim.

      Excluir
    4. Eu quis mostrar o lado da falta de ética em todo este imbróglio, já que se entrarmos no mérito jurídico existem várias explicações e defesas. Eu não sou advogado, procurador, juiz, muito menos ministro, então por isso estou discutindo o meu ponto de vista que tem a ver com ética e a relação entre os clubes e os jogadores. Como eu disse no texto, este assunto CEGA os torcedores que acabam focando apenas naquilo que lhe favorece ou o defende. Posso comentar sem esta "paixão" e continuo a dizer como no título do post...A ÉTICA PASSOU LONGE NESTE CASO!

      Abraços

      Excluir