sexta-feira, 25 de maio de 2012

Proliferação de empresários no mundo da bola: Caso Jaílton

Todos sabem que não é de hoje que o futebol virou uma indústria de jogadores e técnicos. Por todos os cantos do país existem escolinhas, peneiras, olheiros, ex jogadores se arriscando como técnicos ou caça-talentos. Tudo isto é reflexo da Lei Pelé, que extinguiu o chamado passe, ou seja o direito que os clubes tinham sobre os jogadores. Foi dai que os clubes tiveram que se resguardar fazendo contratos mais longos e com multas rescisórias mais altas, para tentar manter os jogadores. Em contrapartida os times que estão fora da elite tem dificuldade de negociar pois servem apenas como "trampolim" para os chamados grandes clubes. Com esta flexibilidade para assinar contratos, aconteceu outra proliferação no futebol, a dos empresários.

Os jogadores agora são representados por estas pessoas que estão por todos os cantos do país procurando o jogador que pode ser a sua "mina de ouro". Eles oferecem aos meninos e as suas famílias muitas coisas, principalmente promessas de um futuro melhor, até porque a maioria destes jogadores são humildes e com uma renda baixa. Além disso, estes empresários estão a toda hora batendo na porta de clubes para oferecer o seu "mix de produto", e muitas vezes fazem parcerias para por seus jogadores em atividade. Alguns se utilizam do chamado lobby e de artimanhas para ludibriar ou até pressionar os dirigentes de clubes. Isto tudo faz parte do jogo e do negócio chamado futebol.
Sem dúvidas não podemos generalizar, já que com certeza existem bons empresários e que desempenham muito bem o seu papel, como em qualquer profissão temos os ruins e bons.

O problema é que temos vários exemplos de jogadores que prejudicam a sua carreira por serem mal assessorados e acabam caindo em situações que os deixam para trás em relação a outros.

CASO JAÍLTON

Jaílton ainda no JEC. Foto: Click RBS
Estive analisando a história do meia Jaílton que passou pelo JEC e foi campeão brasileiro da Série C de 2011. Depois do fim da competição o JEC tentou a renovação com os jogadores do elenco, a maioria chegou a um acordo, alguns como Renato Santos e Capixaba saíram pra acertar com o Avaí por salários melhores. Já no caso de Jaílton, dizem que seu empresário Genivaldo Santos, fez uma pedida salarial muito longe do que o jogador valia, o que fez com que o meia saísse. Na ocasião foi dito que o mesmo teria propostas de Palmeiras, Cruzeiro e futebol árabe. Mais para frente saiu a notícia que ele estava a caminho do Criciúma, o que não se concretizou. Depois, ele teria fechado com o Náutico para jogar a Série A e isto chegou na manchete de vários sites, mas no final das contas o gerente de futebol do time pernambucano desmentiu tudo e disse que ele apenas foi oferecido (veja a matéria aqui http://www.superesportes.com.br/app/18,98/2012/01/19/noticia_nautico,14990/).
Após alguns dias o meia desembarcou no Comercial de Ribeirão Preto para jogar a Série A-1 do Paulista. Diferente do que ele teria no JEC e no Náutico, ou seja disputaria as principais divisões do Brasileiro, o time paulista apenas seria o chamado trampolim. Mas a estratégia falhou já que o meia pouco atuou e ainda foi rebaixado com o time que ficou na lanterna.
Será que a escolha dele foi a correta? No mínimo questionável. E se verificar no site do seu empresário podemos ver que ele está assessorado por alguém que supervaloriza os seus jogadores contando "historinhas" para tentar convencer os clubes. Veja abaixo algumas das "notícias" vinculadas no site do empresário sobre Jaílton e tire as suas conclusões:

Notícia depois do título do JEC:
Jailton foi eleito meia revelação, destaque do Campeonato Brasileiro da Série C e o craque da torcida do JEC. (http://www.geniosport.com.br/?p=2191).
Comentário do blog: O detalhe é que nenhum destes prêmios existe. Sendo que apenas na Série A eles são dados.

Notícia de sua ida para o Comercial: 
A Gênio Esporte acertou o empréstimo do jogador para disputar o Campeonato Paulista da Primeira Divisão pelo Comercial F.C. Jailton disputará o Campeonato Paulista 2012 aguardando a janela do meio do ano para disputar o Campeonato Europeu em 2012/2013. Após muitas negociações de clubes da Série A, o grupo parceiro da Gênio Esporte deu a preferência para o clube Comercial para que o Jailton dispute o Paulista 2012.(http://www.geniosport.com.br/?p=2339).
Comentário do blog: Será mesmo que foram tantos clubes da Série A interessados? E será mesmo que ele está para ir para Europa? Hummm.

Trecho da notícia depois da vitória do Comercial sobre o Botafogo no clássico de Ribeirão Preto:
Os jornalistas da Rede Globo consagraram o Jailton como um atleta diferencial.(http://www.geniosport.com.br/?p=2372)
Comentário do blog: Não ouvi eles dizerem isto.

Notícia do mês passado:
A Gênio Esporte vem conversando com alguns clubes das Séries A e B para escolher o melhor planejamento na carreira do atleta.Clubes da Rússia, do Catar e do Japão manifestaram interesse pelo jogador. A Gênio Esporte pretende formalizar contrato num clube brasileiro, pois o jogador esteve na lista do Ney Franco de Pré Convocação da Seleção Brasileira Sub 20 no ano passado. (http://www.geniosport.com.br/?p=2495)
Comentário do blog: Está foi a campeã! Tive que por em negrito. Como assim ele estava na pré-lista da seleção? Até onde eu sei os nomes dos convocados foram: Casemiro, Fernando, Alan Patrick, Dudu, Felipe Anderson, Oscar, Philippe Coutinho e Roni.

Notícia deste mês:
O objetivo da Gênio Esporte juntamente com o jogador é que ele faça um Campeonato Brasileiro 2012 ainda melhor do que fez ano passado, conquistando dois títulos e  foi um dos melhores meias do Campeonato Brasileiro. O jogador que estava na Lista de Convocação da Seleção Brasileira 2011 do técnico Ney Franco ano tem que continuar o bom trabalho no Brasileirão 2012. A empresa tem muitas propostas e está definindo o melhor destino para o atleta.(http://www.geniosport.com.br/?p=2526)
Comentário do blog: E não é que insistiu nesta história de que o Jaílton foi convocado! Meu Deus!

Genivaldo Santos ainda afirmou em janeiro estar assessorando Arturzinho ex técnico do JEC, veja:
China, Coréia do Sul e o  mundo árabe estão sondando o trabalho desse treinador vencedor que a Gênio Esporte colocou no Joinville ano passado. A Gênio Esporte está analisando propostas aqui no mercado nacional, que é a preferência atual do técnico. A nossa proposta da Gênio Esporte junto com Arturzinho é fazer um trabalho num clube de Série B para subir para a Série A. Estamos recebendo propostas e avaliando o melhor caminho. (http://www.geniosport.com.br/?p=2344)
Pra fechar olhem a notícia de 2009 sobre o mesmo empresário ter aliciado um jogador do Avaí se dizendo ligado ao Grêmio e pior, oferecendo Apartamento e 5 anos de contrato. Veja um trecho da carta do pai do jogador enviada ao Avaí e o link da matéria completa no Globoesporte.com:
Confirmo que o Bruno e seu pai foram enganados pelo empresário Genilvaldo dos Santos. Este homem, se é que posso chamar de homem, fez mil promessas ao Bruno como: Apto, contrato de 5 anos com o Grêmio, Colégio Particular e todas as tratativas seriam com o diretor de Futebol Mauro Galvão. http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1215083-9825,00.html

Agora me digam, será mesmo que Jaílton e Arturzinho estão bem assessorados? A resposta é clara, é só olhar onde eles estão atualmente.

3 comentários:

  1. Muito bom o post. E é sério que o Arturzinho é mesmo agenciado por esse empresário? Ele sempre disse que não tinha empresário, que negociava por conta própria.

    ResponderExcluir
  2. Então Jonas, não tenho certeza sobre se o arturzinho é empresariado por ele, mas está escrito em uma notícia do seu site que foi ele que colocou o Arturzinho no JEC.
    Estranho, mas pode ser mentira dele.

    Abraço

    ResponderExcluir